terça-feira, 5 de junho de 2012

A Riqueza Do Nordeste

          O Brasil é muito conhecido pela sua diversidade cultural, onde encontramos uma grande variedade de etnias e costumes. Apesar disto, enfatizarei a cultura do Nordeste brasileiro, uma das que apresenta maior destaque dentre o nosso povo.
       A cultura nordestina caracteriza-se por ser o resultado de uma mescla das manifestações dos povos de origem indígena, africana e portuguesa.
      No meio musical destacam-se ritmos como o coco, o xaxado, o martelo agalopado, o samba de roda, o xote, o forró, o Axé e o frevo, dentre muitos outros. 
         O artesanato é bastante rico e relevante na produção cultural, servindo também como atividade econômica para muitas famílias, com destaque para as redes tecidas ou bordadas com muitos detalhes, produtos de argila, madeira e couro; e também para garrafas com imagens feitas manualmente.
      Acredito que a culinária local também é bastante rica em diversidade, sendo composta principalmente por: acarajé, vatapá, carne-de-sol, baião-de-dois, queijo coalho, panelada, canjica, buchada, dentre muitos outros pratos.
      A região nordestina ganha muito destaque no Brasil principalmente na época junina, período em que acontecem as festividades de São João, um dos maiores e mais belos eventos que acontecem na região brasileira, havendo um destaque para o São João de Caruaru e para o de Campina Grande, entitulado como o maior São João do mundo. As principais manifestações que ocorrem nestes festejos encontram-se centrados nas danças das quadrilhas, na procura por comidas feitas à base de milho, dentre muitas outras.
       Diante de tantas atividades culturais, podemos observar a riqueza nordestina e suas manifestações, concluindo a grande importância da região no Brasil.
         Logo, a cultura do Nordeste brasileiro se encontra presente como uma marca no Brasil, esbanjando costumes, riqueza e beleza, tornando o nosso país único no mundo.



      Por: Thércyo Augusto Pereira de Souza
    1° Ano Médio Verde - Colégio Panorama 
       Orientações: Augusto Lima
      Coautora: Conceição Ferreira

8 comentários: