sábado, 9 de junho de 2012

A Triste Partida (Análise)

     A música: "A Triste Partida" no decorrer de seus versos demonstra aos seus ouvintes o sofrimento causado pela seca que ronda a região do Nordeste brasileiro, mostrando o quanto permanece ansioso o agricultor nordestino pela chegada das chuvas, de modo que esta evite problemas referentes à sua plantação e ao seu gado.

     Ao mesmo tempo, a canção reflete as questões culturais e religiosas predominantes no Nordeste, a partir de crenças que supostamente conseguem prever a chegada da chuva, tais como a experiência com as pedras de sal no dia de Santa Luzia, a barra do Natal, como também os apelos feitos à São José. 

     Observa-se na música a falha destas experiências, o que por sua vez motiva o pobre agricultor à vender o seu gado à baixos custos aos ricos fazendeiros e à abandonar o seu querido Nordeste em busca de melhores condições na região Sudeste. Apesar disto mantêm viva em seu coração a esperança de um dia voltar à sua amada região nordestina, caso suas condições consiga melhorar.Tendo que tudo isto enfrentar pelo motivo da seca os expulsar.

     Toda a família despedindo-se de seu lar, sofrendo com a partida  e passando por uma nostalgia, recordando as memórias que ainda lhes restaram daquele amado lugar, refletindo a clássica imagem do nordestino com olhar de saudades em um pau-de-arara. Exibindo a tristeza que tinham as crianças em deixar para trás seus queridos animais, bem como seus brinquedos e daquilo que em sua terra havia plantado.

     Após o longo e caminho, e mesmo sofrendo de saudades, os nordestinos chegam ao Sul e em busca de emprego saem às ruas, encarando tudo e todos que viam como algo diferente daquilo que já havia visto antes. Após conseguir seu emprego, passa à trabalhar por anos e mais anos com a expectativa de conseguir retornar ao seu Nordeste, mas mesmo assim, trabalhando, sofrendo e lutando continua cheio de dívidas. Seu esforço é tanto e mal tem notícias de sua região, batendo em seu peito uma saudade intensa. E por essas razões este já se encontra sem esperanças de um dia retornar.

   Mesmo tão distante, a saudade continua, entristecido por viver como um escravo no Sudeste, pois para ele, seria melhor estar estar enfrentando dificuldades e lutando em seu Nordeste do que em região alheia.

     De acordo com nossas interpretações referentes à música pudemos destacar a principal consequência ocasionada pela ação da seca: o êxodo rural. Tendo em vista que o trabalhador nordestino abandonou seu lar em busca de melhores condições em um outro estado e lá, apenas encontrou dificuldades de retornar e mais dívidas o que por sua vez o levava a entristecimento ainda maior e mais profundo, ocasionado pelas saudades que sentia do Sertão nordestino que tanto amou.




Por: Thércyo Augusto;

 Lucas Gabriel;

 Thais Nascimento;

 Tarcis Noan;

 Jennifer Lohanna; 

 Victor Luiz.

 1° Ano Médio Verde - Colégio Panorama 

Orientados por: Wanda Patrícia


  

3 comentários:

  1. Muito bom, bela reflexão sobre essa música cantada pelo saudoso Luiz Gonzaga de autoria do meu querido mestre Patativa do Assaré. E só tenho a parabenizar essa turma pelo o trabalho tão bem feiot

    ResponderExcluir